sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os Maristas em Canudos

Há 30 anos os Maristas chegaram ao Bairro Canudos. Uma história que começou com os Irmãos Antônio Bortolini e Neori Rodrigues da Fonseca. Vieram para Canudos com a intenção de marcar presença Marista como testemunhas do Evangelho. A missão Marista busca também educar jovens e adultos.

Canudos

Na década de 60, o setor coureiro-calçadista estava no auge da produção. Gerou uma demanda de empregos na região. Com isso, muitos imigrantes vieram para Novo Hamburgo em busca de trabalho. Entretanto, a incapacidade de assimilar esse contingente de trabalhadores que não possuíam conhecimentos técnicos na área, resultou num problema social para o município: a formação de vilas.

Em decorrência da pouca infra-estrutura administrativa (saúde, moradia, educação, emprego) gerada pelo grande número de pessoas que vinham a procura de trabalho, Canudos se tornou o maior bairro urbano da cidade hamburguense.

Diante dessa realidade, restava aos habitantes fazerem “bicos” para sobreviver. Mas não eram apenas os adultos que sofriam com essa situação. As crianças estudavam normalmente até os 14 anos, depois abandonavam a escola para ajudar aos pais nas despesas da casa, situação que até hoje continua.

Pensando em contornar o problema, os Irmãos Maristas Antônio Bortolini e Neori Rodrigues da Fonseca, vieram morar em Canudos em fevereiro de 1978, com o objetivo de trabalhar nessa realidade.

A evangelização

A principal idéia dos Irmãos era fazer com que os moradores de Canudos percebessem e buscassem formas de melhorar os seus modos de vida. Alicerçados na educação evangelizadora, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat, os Maristas estavam e continuam a serviço do povo.

Os Irmãos fundadores iniciaram organizando grupos de oração, de jovens e de reflexão, estudos bíblicos, nos quais confrontaram a realidade com o evangelho. A partir desses grupos e em colaboração com a Paróquia São José, os Maristas estimularam a organização de comunidades Eclesiais, na Vila Iguaçu. Assim surgiram as comunidades São Paulo, Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina. Nestas comunidades os Irmãos marcam presença ainda hoje.


A educação

Com o surgimento das comunidades-capelas, a religiosidade foi fortalecida e os moradores começaram a se preocupar com a falta de estudos. Assim, em 1980, os Irmãos alugaram uma pequena casa para alfabetizar adultos na Vila Iguaçu. A casa não tinha identificação, era divulgada de boca em boca, através do interesse dos habitantes do bairro. Entretanto só o conhecimento adquirido, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, não era suficiente para ingressar no mercado de trabalho. Faltava o certificado.

Quatro anos após o início dessa empreitada na educação, as aulas passaram a acontecer nas dependências do Colégio Marista Pio XII. Era o início do Projeto Champagnat. O curso se oficializou em 1997, tornando-se Supletivo que atendia alunos do Ensino Fundamental. A idéia da realização do inicialmente Supletivo, hoje Colégio Marista São Marcelino Champagnat – EJA (Educação de jovens e adultos) à noite, surgiu do sonho de vários Irmãos Maristas que perceberam o quanto os jovens de Canudos necessitavam de uma educação integral. Atualmente são matriculados aproximadamente 550 alunos/ano.

Cursos Profissionalizantes

Os Irmãos Maristas, ouvindo o clamor do povo, notaram que além do estudo, eles precisavam de cursos profissionalizantes para melhorar a renda familiar. Então, em 14 de junho de 1998, na casa da comunidade, situada na rua Joaquim Gonçalves Ledo, 244, na Vila Iguaçu, começam a ser ensinados cursos profissionalizantes como: Cabeleireiro, Manicure, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, além de reforço escolar de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental para aproximadamente 150 alunos. Era o início do Centro Social Marista Canudos que atualmente oferece 10 cursos para adultos e jovens. Hoje, o Centro Social atende aproximadamente mil usuários/ano.


As crianças

Com esses cursos, os moradores conseguiram ter uma outra expectativa de vida. O momento seguinte era de pensar nas crianças que não tinham onde ficar enquanto os pais trabalham. Para auxiliar no crescimento delas, o Centro Social Marista Canudos criou uma parceria com o Centro Universitário Feevale, através do NACC (Núcleo de Apoio à Criança de Canudos) e do Projeto Crianças de Canudos. O NACC é focado no ensinamento lúdico, o brincar, enquanto o Projeto Crianças de Canudos cuida do lado psíquico e físico através de oficinas de psicopedagogia, arteterapia, psicologia, fonoaudióloga e educação física.

A Bibliomar

Estimulando a educação através da leitura, os Irmãos Maristas reformaram uma parte do Centro Social, onde está instalada um espaço de leitura comunitário, a BIBLIOMAR, em parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social. A Bibliomar surgiu com o intuito de despertar o interesse pela leitura nos moradores de todas as idades.

10 anos do Centro Social Marista Canudos



Com estas iniciativas os Maristas consolidam a cada dia a sua missão na vila, reforçando e oportunizando novas chances de vida à comunidade, evangelizando e educando. O Centro Social Marista Canudos só tem a agradecer a todos aqueles(as) que de alguma forma fizeram e fazem parte dos 10 anos dessa história.

São 10 anos de dedicação, trabalho em prol dessa comunidade. Dez anos, onde centenas de pessoas descobriram a importância da cidadania, da educação e da solidariedade. Um trabalho singelo dos Irmãos Maristas, educadores sociais, colaboradores e voluntários que com pequenas atitudes, propiciam aos moradores de Canudos uma perspectiva de vida nova com auto-estima.


Nenhum comentário: