sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projetos e Parcerias


Projeto Crianças de Canudos


Com oficinas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Arteterapia e Educação Física, o projeto Criança de Canudos promove ações que atendem as necessidades psíquicas e físicas das crianças do bairro. É uma parceria com o Centro Universitário Feevale, que já existe desde 2007 no Centro Social Marista Canudos e já beneficiou aproximadamente 400 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Participam do projeto alunos que freqüentam regularmente as Escolas Municipais Vereador Arnaldo Reinhardt e Deodoro da Fonseca, que funcionam na Vila Iguaçu e indicam os alunos com dificuldades de aprendizagem que mediante a autorização dos pais, participam das atividades que acontecem no turno contrário dos estudos.


Projeto Criança Encanto

Firmado com os músicos da Banda de Música da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, esta parceria propicia o ensinamento de flauta doce para crianças de 9 à 11 anos que estejam freqüentando a escola.

O curso tem aulas teóricas com noções de música e aulas práticas com instrumentos. As aulas acontecem nas terças e quintas das 13 às 15 horas durante um semestre. O transporte até as dependências do Colégio Marista Pio XII, onde acontecem às aulas, é gratuito.

Além de proporcionar o exercício musical, o projeto busca facilitar o processo de aprendizagem nas crianças, através da música, fundamentados em estudos que comprovam que alunos que tiveram aulas de música apresentam melhor rendimento em disciplinas como a matemática, por exemplo.


Projeto DTG Sinuelo Marista

Ensinar a cultura Gaúcha através da dança e da inclusão é o objetivo do Projeto DTG Sinuelo Marista. As aulas de Invernada Mirim, que existe há 2 anos, ocorrem na Capela Santa Catarina, aos sábados das 10 às 12 horas.

Atualmente são 13 casais de crianças entre 7 e 13 anos. Todos os alunos moram na Vila Iguaçu e para participar do projeto precisam ter bom rendimento escolar.

Para os adultos, foi aberta uma turma recentemente. As aulas acontecem nas sextas-feiras à noite das 20 às 22 horas, também na Capela Santa Catarina.


Projeto Gol da Cidadania

O projeto oferece aulas de futebol de salão para meninos de 9 a 15 anos, moradores de Canudos. Além da formação esportiva, o objetivo é proporcionar nos atletas o trabalho em equipe e evangelizar através do esporte, desenvolvendo responsabilidade e respeito dentro e fora de campo.

As aulas acontecem aos sábados das 13h30min até as 17 horas no Ginásio de Esportes do Colégio Marista Pio XII. O deslocamento de Canudos até o Pio XII é promovido pelo Centro Social Marista Canudos.


Núcleo de Apoio à Criança de Canudos

Preocupados com os cuidados essenciais com as crianças, o Centro Social Marista Canudos em parceria com o Centro Universitário Feevale, criou o Núcleo de Apoio à Criança de Canudos (NACC).

Este projeto busca amenizar o problema da falta de escolas de Educação Infantil na Vila Iguaçu, potencializando a expressão da criatividade, curiosidade, sonhos, fantasia e alegria através do brincar.

As atividades do Núcleo, acontece na Capela Nossa Senhora da Aparecida, cuida atualmente de 63 crianças de 2 anos e 10 meses a 5 anos e 11 messes, divididos em turnos. Recreação, cultura e educação são desenvolvidas com as crianças, de acordo com a sua idade.


Projeto Natação e Cidadania

O projeto ensina natação para as crianças de Canudos. Iniciou em 2000, mas só em 2006 teve continuidade. As aulas acontecem com a supervisão de duas professoras, nas terças e quintas, durante uma hora, no Parque Aquático do Colégio Marista Pio XII.

Com base de que é possível dar continuidade a educação através de atividades físicas, o projeto busca desenvolver a disciplina, respeito, convívio social, responsabilidade, auto-estima, organização e higiene.

Para participar da natação as crianças precisam estudar na Escola Vereador Arnaldo Reinhardt e ser indicadas pela direção. Os 20 alunos, de 7 a 10 anos, são divididos em grupos conforme o nível de aprendizagem. A roupa de banho (maio, sunga e touca) é emprestada para os alunos e o transporte até o Colégio, é gratuito.


Projeto Olhos que lêem, mãos que transformam

O Centro Social Marista Canudos, em parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social, reformou um espaço ao lado do Centro Social para a instalação de uma biblioteca na Vila Iguaçu.

A Bibliomar foi fundada em 2007 para desenvolver nos moradores de Canudos, o gosto pela leitura literária e contribuir para a formação de sujeitos leitores, autônomos, participativos e críticos.

Para se cadastrar e retirar livros da Bibliomar é preciso apresentar RG (documento de identidade) ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Se for menor de idade, o jovem precisa do RG ou CPF do responsável.

Atualmente 180 cadastrados, de todas as idades, aproveitam os quase 2 mil exemplares disponíveis. Além de livros dos mais variados assuntos, a biblioteca dispõe revistas sobre os cursos profissionalizante que o Centro Social oferece.






Nenhum comentário: