quinta-feira, 12 de junho de 2008

Dez anos promovendo novas oportunidades de vida

O Centro Social Marista Canudos comemora 10 anos. Os cursos que começaram na própria casa dos Irmãos Maristas, cresceram e hoje, beneficiam aproximadamente 590 pessoas.

Ouvindo os desejos da população de Canudos, os Irmãos Lédio e o ex Irmão Solimar, que na época estavam na casa dos Irmãos em Canudos, onde fica o Centro Social hoje, auxiliaram na formação do Centro Social Marista Canudos.

O Centro inicialmente oferecia cursos profissionalizantes de Cabeleireiro, Manicure, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, e reforço escolar de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental para aproximadamente 150 moradores de Canudos.

Com a oportunidade dos cursos, os usuários notaram que a violência e a falta de dinheiro foram amenizadas. O interesse por aumentar a renda familiar foi crescendo e com isso, surgiram outros cursos. Atualmente, além dos cursos iniciais, são disponíveis os cursos de culinária, marcenaria, artesanato e corte e costura.

Os cursos ajudaram pessoas como a ex-aluna de artesanato e atual professora do curso, Jaqueline de Souza, que foi da primeira turma do Centro Social. Ela gostou e se dedicou tanto, que a antiga educadora a indicou para ser professora. Hoje ela dá aulas para adultos e crianças, e com muito orgulho fala das suas alunas que também tiveram oportunidades com o curso. É o caso das alunas e irmãs Geci Moreira da Silva e Maria Rech, que começaram a vender os materiais produzidos no curso. “As vendas foram tão grandes que hoje temos uma loja no bairro Canudos, onde vendemos nossos artesanatos!”, relata as novas empresárias.
As crianças e jovens de 9 a 14 anos também aproveitam os cursos de pintura em tecido, artesanato e entalhe, para ajudar no orçamento familiar. A jovem Tâni de Paula, 15 anos, economizou e ajudou nas despesas da sua festa de 15 anos vendendo produtos que ela produziu no curso de artesanato. “Valorizo o curso porque não é sempre que surge uma oportunidade dessas, um curso gratuito. Aproveito muito a chance que o Centro Social me oferece” agradece Tâni, que gostou da experiência que já cursa pintura.. Para o próximo semestre, ela pretende ser voluntária no curso de pintura para ajudar as novas alunas.

Os exemplos continuam como a adolescente Luana Silva, de 11 anos, que ficou sabendo do Centro Social através de amigas. Ela começou em 2007, fazendo artesanato e agora aprende pintura infantil. Ela adora presentear os amigos, familiares e vizinhos com o que produz no curso. “Gostei tanto dos cursos que quero fazer o curso de artesanato mais uma vez para aprimorar o que aprendi.” confessa a aluna.

Há 10 anos como educadora do Centro Social, Regina Maria Dietrich foi indicada pela sua mãe para ensinar pintura para crianças. Sua mãe foi convidada para dar aulas, e a indicou para os Irmãos Maristas. “Prefiro dar aulas só para crianças, pois elas entendem e aprendem com mais facilidade.” confessa a professora. Regina está muito feliz com a dedicação dos alunos, eles têm muita vontade de aprender. Além de instrutora do curso, Regina ressalta que muitas das vezes faz o papel de conselheira, “os jovens nos procuram para desabafar seus problemas, contam o que tem vergonha de falar com os pais!” ressalta a educadora.

Como acompanha o Centro Social desde o começo, Regina revela que é gratificante ver a retribuição de carinho da comunidade. “O Centro cresceu muito, no começo, os cursos eram em só um turno e anuais, agora funcionam em meio turno e durante meio semestre!”. Regina confessa que quer fazer parte do Centro até não ter mais condições de ensinar.

Graças à dedicação dos colaboradores e dos usuários dos cursos, o Centro Social cresce a cada ano, beneficiando a vida dos moradores, que descobrem novas oportunidades de trabalho e perspectivas de vida.

Nenhum comentário: