sexta-feira, 30 de maio de 2008

Solidariedade Marista


O projeto Solidariedade Marista/SOMAR aconteceu no dia 17 de maio, na Escola Francisco Xavier Kunst. A parceria entre o Centro Social Marista Canudos, Colégio Marista São Marcelino Champagnat-EJA, o Colégio Marista Pio XII e a Escola Municipal Francisco Xavier Kunst ofereceu doações de roupas, lanche, oficinas e um momento inesquecível para voluntariados e as pessoas da comunidade.

Com o SOMAR, foram auxiliados 250 pessoas, alunos da escola municipal. Na semana anterior ao evento, as professoras dos cursos de Artesanato e Pintura Infantil, foram até a escola municipal mostrar o curso para os alunos.

Hora do Conto e Sessão de Cinema



O espaço de leitura comunitário: Bibliomar oferece à todos moradores de Canudos dois eventos: a Hora do Conto e Sessão de Cinema. Os eventos são produzidos pelos colaboradores do espaço comunitário com a ajuda de voluntários.

A hora do Conto ocorre no dia 10 de cada mês na própria Bibliomar, que funciona no Centro Social Marista de Canudos. O conto acontece nos turnos da manhã e tarde (às 10h e às 15h) em forma de peças, sendo elas algumas vezes teatrais, fantoches, entre outras.

Para se aproximar da comunidade, uma vez a cada dois messes, a Hora do Conto é levada até a Vila Iguaçu. A peça é apresentada em algum lugar da vila para os moradores. No dia 27 de junho terá a Hora do Conto na Vila Iguaçu. O local será anunciado assim que for definido.

Nos meses que não tem Hora do Conto na Vila Iguaçu, o espaço comunitário oferece uma Sessão de Cinema. O filme é para todas as idades, e é passado na Bibliomar, sempre em sextas-feiras, as 18 horas. A próxima Sessão de Cinema será dia 18 de julho.

Projetos e Parcerias


Projeto Crianças de Canudos


Com oficinas de Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Psicologia, Arteterapia e Educação Física, o projeto Criança de Canudos promove ações que atendem as necessidades psíquicas e físicas das crianças do bairro. É uma parceria com o Centro Universitário Feevale, que já existe desde 2007 no Centro Social Marista Canudos e já beneficiou aproximadamente 400 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Participam do projeto alunos que freqüentam regularmente as Escolas Municipais Vereador Arnaldo Reinhardt e Deodoro da Fonseca, que funcionam na Vila Iguaçu e indicam os alunos com dificuldades de aprendizagem que mediante a autorização dos pais, participam das atividades que acontecem no turno contrário dos estudos.


Projeto Criança Encanto

Firmado com os músicos da Banda de Música da Brigada Militar do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, esta parceria propicia o ensinamento de flauta doce para crianças de 9 à 11 anos que estejam freqüentando a escola.

O curso tem aulas teóricas com noções de música e aulas práticas com instrumentos. As aulas acontecem nas terças e quintas das 13 às 15 horas durante um semestre. O transporte até as dependências do Colégio Marista Pio XII, onde acontecem às aulas, é gratuito.

Além de proporcionar o exercício musical, o projeto busca facilitar o processo de aprendizagem nas crianças, através da música, fundamentados em estudos que comprovam que alunos que tiveram aulas de música apresentam melhor rendimento em disciplinas como a matemática, por exemplo.


Projeto DTG Sinuelo Marista

Ensinar a cultura Gaúcha através da dança e da inclusão é o objetivo do Projeto DTG Sinuelo Marista. As aulas de Invernada Mirim, que existe há 2 anos, ocorrem na Capela Santa Catarina, aos sábados das 10 às 12 horas.

Atualmente são 13 casais de crianças entre 7 e 13 anos. Todos os alunos moram na Vila Iguaçu e para participar do projeto precisam ter bom rendimento escolar.

Para os adultos, foi aberta uma turma recentemente. As aulas acontecem nas sextas-feiras à noite das 20 às 22 horas, também na Capela Santa Catarina.


Projeto Gol da Cidadania

O projeto oferece aulas de futebol de salão para meninos de 9 a 15 anos, moradores de Canudos. Além da formação esportiva, o objetivo é proporcionar nos atletas o trabalho em equipe e evangelizar através do esporte, desenvolvendo responsabilidade e respeito dentro e fora de campo.

As aulas acontecem aos sábados das 13h30min até as 17 horas no Ginásio de Esportes do Colégio Marista Pio XII. O deslocamento de Canudos até o Pio XII é promovido pelo Centro Social Marista Canudos.


Núcleo de Apoio à Criança de Canudos

Preocupados com os cuidados essenciais com as crianças, o Centro Social Marista Canudos em parceria com o Centro Universitário Feevale, criou o Núcleo de Apoio à Criança de Canudos (NACC).

Este projeto busca amenizar o problema da falta de escolas de Educação Infantil na Vila Iguaçu, potencializando a expressão da criatividade, curiosidade, sonhos, fantasia e alegria através do brincar.

As atividades do Núcleo, acontece na Capela Nossa Senhora da Aparecida, cuida atualmente de 63 crianças de 2 anos e 10 meses a 5 anos e 11 messes, divididos em turnos. Recreação, cultura e educação são desenvolvidas com as crianças, de acordo com a sua idade.


Projeto Natação e Cidadania

O projeto ensina natação para as crianças de Canudos. Iniciou em 2000, mas só em 2006 teve continuidade. As aulas acontecem com a supervisão de duas professoras, nas terças e quintas, durante uma hora, no Parque Aquático do Colégio Marista Pio XII.

Com base de que é possível dar continuidade a educação através de atividades físicas, o projeto busca desenvolver a disciplina, respeito, convívio social, responsabilidade, auto-estima, organização e higiene.

Para participar da natação as crianças precisam estudar na Escola Vereador Arnaldo Reinhardt e ser indicadas pela direção. Os 20 alunos, de 7 a 10 anos, são divididos em grupos conforme o nível de aprendizagem. A roupa de banho (maio, sunga e touca) é emprestada para os alunos e o transporte até o Colégio, é gratuito.


Projeto Olhos que lêem, mãos que transformam

O Centro Social Marista Canudos, em parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social, reformou um espaço ao lado do Centro Social para a instalação de uma biblioteca na Vila Iguaçu.

A Bibliomar foi fundada em 2007 para desenvolver nos moradores de Canudos, o gosto pela leitura literária e contribuir para a formação de sujeitos leitores, autônomos, participativos e críticos.

Para se cadastrar e retirar livros da Bibliomar é preciso apresentar RG (documento de identidade) ou Certidão de Nascimento e comprovante de residência. Se for menor de idade, o jovem precisa do RG ou CPF do responsável.

Atualmente 180 cadastrados, de todas as idades, aproveitam os quase 2 mil exemplares disponíveis. Além de livros dos mais variados assuntos, a biblioteca dispõe revistas sobre os cursos profissionalizante que o Centro Social oferece.






Cursos Profissionalizantes


Artesanato Adulto

O curso de Artesanato para adultos começou em 2000. Atualmente as aulas acontecem na quinta-feira às 8h30 min ou às 13h30min na Capela São Paulo com a ex-aluna do curso e atual professora Jaqueline Souza. As turmas têm aproximadamente 10 alunos que aprendem técnicas em MDF e materiais recicláveis.


Artesanato Infantil

As aulas de artesanato para cerca de 15 jovens e crianças de 9 a 14 anos, acontecem nas segundas-feiras ou quartas-feiras no turno da manhã às 8h30min ou na tarde às 13h30min. O curso ocorre na Capela São Paulo e os alunos aprendem artesanato em MDF e materiais recicláveis com a professora Jaqueline Souza.


Cabeleireiro

O curso de Cabeleireiro começou junto com o Centro Social Marista Canudos, em 1998. As aulas ensinam teorias e técnicas para cortar, pintar, hidratar, alisar o cabelo, maquiagem, entre outros.
Os alunos, aproximadamente 20, colocam em prática o aprendizado nos moradores do bairro que aproveitando do serviço gratuitamente. Nas quartas e quintas-feiras às 8h30min, o curso é ensinado pela professora Maria Dolores Backes no Centro Social Marista Canudos.


Corte e Costura

O curso ensina adultos técnicas para costurar e produzir roupas. As aulas são na Capela Santa Catarina, nas terças e quintas nos turnos da manhã ou tarde às 8h30min e 13h30min. As turmas da professora Marlene Born têm aproximadamente 20 usuários.


Culinária

Receitas, truques e higiene para cozinhar são ensinados no curso de culinária. As aulas acontecem na Capela São Paulo nas segundas e quartas-feiras no turno da manhã às 8h30min e às 13h30min na tarde. A professora Nilda Schere tem aproximadamente 20 alunos.

Os alimentos depois de pronto são oferecidos para os jovens dos cursos e, algumas vezes, quando há eventos no Centro Social Marista Canudos, os usuários fazem as comidas.


Entalhe Infantil

O curso de Entalhe para crianças e jovens de 9 a 14 anos, começou em 2007. O professor Cristiandrein ensina a entalhar em madeira, despertando o futuro interesse pela Marcenaria. As aulas, com aproximadamente 10 usuários, acontecem nas segundas-feiras às 8h30min na Capela Santa Catarina.


Manicure

As aulas de manicure e pedicure iniciaram há 10 anos. Atualmente, a professora Maria Dolores, ensina a fazer mãe, pé e decorar as unhas. São aproximadamente 20 usuários que praticam os conhecimentos fazendo em suas próprias unhas e depois fazem amostras de unha decoradas. O curso acontece no Centro Social Marista Canudos, nas quartas e quintas-feiras somente no turno da tarde, às 13h30min.


Marcenaria

No seu terceiro ano, o curso de Marcenaria tem cerca de 8 alunos por turma. As aulas ocorrem na Capela Santa Catarina para adultos acima de 15 anos. Os alunos do professor Cristiandrein fazem moveis e materiais em madeira. As aulas acontecem nas quartas e sextas-feiras, em dois turnos, às 8h30min e 13h30min


Pintura Adulto

O curso de pintura em tecido teve inicio em 1998 e hoje tem aproximadamente 20 alunos por turma. A professora Mônica ensina técnicas de pintura em tecido, como papo de prato. As aulas são nas quintas e sextas-feiras às 8h30min ou às 12h30min, na Capela São Paulo.


Pintura Infantil

Crianças de 9 a 14 anos aprendem a pintar em tecido, sabonetes, com a professora Regina. O curso funciona dês de 1998 e atualmente tem mais ou menos 15 alunos por turma. As aulas acontecem uma vez por semana (segunda ou quarta-feira) as 8h30min ou as 13h30min na Capela São Paulo.


Tricô e Crochê

Desde 1998, o curso ensina adultos técnicas para fazer peças em tricô e crochê, inclusive roupas. A professora Dalva Correa tem atualmente aproximadamente 15 alunos. As aulas e ocorrem nas terças e quintas na Capela Santa Catarina às 8h30min ou as 13h30min.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os Maristas em Canudos

Há 30 anos os Maristas chegaram ao Bairro Canudos. Uma história que começou com os Irmãos Antônio Bortolini e Neori Rodrigues da Fonseca. Vieram para Canudos com a intenção de marcar presença Marista como testemunhas do Evangelho. A missão Marista busca também educar jovens e adultos.

Canudos

Na década de 60, o setor coureiro-calçadista estava no auge da produção. Gerou uma demanda de empregos na região. Com isso, muitos imigrantes vieram para Novo Hamburgo em busca de trabalho. Entretanto, a incapacidade de assimilar esse contingente de trabalhadores que não possuíam conhecimentos técnicos na área, resultou num problema social para o município: a formação de vilas.

Em decorrência da pouca infra-estrutura administrativa (saúde, moradia, educação, emprego) gerada pelo grande número de pessoas que vinham a procura de trabalho, Canudos se tornou o maior bairro urbano da cidade hamburguense.

Diante dessa realidade, restava aos habitantes fazerem “bicos” para sobreviver. Mas não eram apenas os adultos que sofriam com essa situação. As crianças estudavam normalmente até os 14 anos, depois abandonavam a escola para ajudar aos pais nas despesas da casa, situação que até hoje continua.

Pensando em contornar o problema, os Irmãos Maristas Antônio Bortolini e Neori Rodrigues da Fonseca, vieram morar em Canudos em fevereiro de 1978, com o objetivo de trabalhar nessa realidade.

A evangelização

A principal idéia dos Irmãos era fazer com que os moradores de Canudos percebessem e buscassem formas de melhorar os seus modos de vida. Alicerçados na educação evangelizadora, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat, os Maristas estavam e continuam a serviço do povo.

Os Irmãos fundadores iniciaram organizando grupos de oração, de jovens e de reflexão, estudos bíblicos, nos quais confrontaram a realidade com o evangelho. A partir desses grupos e em colaboração com a Paróquia São José, os Maristas estimularam a organização de comunidades Eclesiais, na Vila Iguaçu. Assim surgiram as comunidades São Paulo, Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina. Nestas comunidades os Irmãos marcam presença ainda hoje.


A educação

Com o surgimento das comunidades-capelas, a religiosidade foi fortalecida e os moradores começaram a se preocupar com a falta de estudos. Assim, em 1980, os Irmãos alugaram uma pequena casa para alfabetizar adultos na Vila Iguaçu. A casa não tinha identificação, era divulgada de boca em boca, através do interesse dos habitantes do bairro. Entretanto só o conhecimento adquirido, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, não era suficiente para ingressar no mercado de trabalho. Faltava o certificado.

Quatro anos após o início dessa empreitada na educação, as aulas passaram a acontecer nas dependências do Colégio Marista Pio XII. Era o início do Projeto Champagnat. O curso se oficializou em 1997, tornando-se Supletivo que atendia alunos do Ensino Fundamental. A idéia da realização do inicialmente Supletivo, hoje Colégio Marista São Marcelino Champagnat – EJA (Educação de jovens e adultos) à noite, surgiu do sonho de vários Irmãos Maristas que perceberam o quanto os jovens de Canudos necessitavam de uma educação integral. Atualmente são matriculados aproximadamente 550 alunos/ano.

Cursos Profissionalizantes

Os Irmãos Maristas, ouvindo o clamor do povo, notaram que além do estudo, eles precisavam de cursos profissionalizantes para melhorar a renda familiar. Então, em 14 de junho de 1998, na casa da comunidade, situada na rua Joaquim Gonçalves Ledo, 244, na Vila Iguaçu, começam a ser ensinados cursos profissionalizantes como: Cabeleireiro, Manicure, Pintura em Tecido, Tricô e Crochê, além de reforço escolar de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental para aproximadamente 150 alunos. Era o início do Centro Social Marista Canudos que atualmente oferece 10 cursos para adultos e jovens. Hoje, o Centro Social atende aproximadamente mil usuários/ano.


As crianças

Com esses cursos, os moradores conseguiram ter uma outra expectativa de vida. O momento seguinte era de pensar nas crianças que não tinham onde ficar enquanto os pais trabalham. Para auxiliar no crescimento delas, o Centro Social Marista Canudos criou uma parceria com o Centro Universitário Feevale, através do NACC (Núcleo de Apoio à Criança de Canudos) e do Projeto Crianças de Canudos. O NACC é focado no ensinamento lúdico, o brincar, enquanto o Projeto Crianças de Canudos cuida do lado psíquico e físico através de oficinas de psicopedagogia, arteterapia, psicologia, fonoaudióloga e educação física.

A Bibliomar

Estimulando a educação através da leitura, os Irmãos Maristas reformaram uma parte do Centro Social, onde está instalada um espaço de leitura comunitário, a BIBLIOMAR, em parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social. A Bibliomar surgiu com o intuito de despertar o interesse pela leitura nos moradores de todas as idades.

10 anos do Centro Social Marista Canudos



Com estas iniciativas os Maristas consolidam a cada dia a sua missão na vila, reforçando e oportunizando novas chances de vida à comunidade, evangelizando e educando. O Centro Social Marista Canudos só tem a agradecer a todos aqueles(as) que de alguma forma fizeram e fazem parte dos 10 anos dessa história.

São 10 anos de dedicação, trabalho em prol dessa comunidade. Dez anos, onde centenas de pessoas descobriram a importância da cidadania, da educação e da solidariedade. Um trabalho singelo dos Irmãos Maristas, educadores sociais, colaboradores e voluntários que com pequenas atitudes, propiciam aos moradores de Canudos uma perspectiva de vida nova com auto-estima.


terça-feira, 6 de maio de 2008

Conheça um pouco do Centro Social Marista Canudos

Para conhecer um pouco do Centro Social Marista Canudos, este é um vídeo de apresentação feito pelos responsáveis do Centro que mostra um pouco das oficinas que o Centro Social oferece aos moradores de Canudos.